O que é Aikido?
Aikido é uma arte marcial japonesa criada após a 2ª guerra mundial pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969) e tem como princípio a utilização da não resistência e da não violência.
O objetivo principal é a neutralização e o redirecionamento dos ataques utilizando movimentos circulares e dinâmicos para desequilibrar o agressor. O Aikido é totalmente eficiente como defesa pessoal, pois não requer tamanho e esforço físico para aplicá-lo, porque a força do próprio ataque é usada contra o agressor.
No Aikido não existe nenhum tipo de competição, pois o praticante aprende de maneira cooperativa e entende que buscamos resolver confrontos e não incentivar a competição desenfreada.
O termo Aikido é composto por três caracteres kanji:
- Ai: harmonia 合
- Ki: energia 気
- Dô: caminho 道
Em tradução livre, “caminho da harmonização das energias”.
O termo AI (合) significa HARMONIA e refere-se à característica do Aikido de que, para controlar um oponente primeiro é necessário tornar-se um só e em seguida dominá-lo. O conceito básico deste princípio é nunca se opor ao golpe ou esforço do oponente: se ele puxar, empurre e se ele empurrar gire o corpo, de forma que em ambos os casos, usa-se o impulso do oponente em seu benefício.
O KI (気) significa a ENERGIA empregada neste ato. Trata-se de uma energia universal, existente em todas as coisas, conceito que os antropólogos chamam de animatismo.
O DO (道) significa o CAMINHO, no sentido de caminho de busca de uma evolução pessoal e espiritual; é exatamente o mesmo significado do Tao, no Taoísmo.
Com base nestes princípios é possível ao praticante dominar oponentes que tem força física muito superior à sua.
O termo AIKI refere-se ao princípio de absorver o movimento dos atacantes para controlar suas ações com o mínimo esforço.
Outra característica do Aikido oriundo do Budo é busca pelo aprimoramento pessoal e espiritual através de sua prática. Os antigos mestres ensinaram que os guerreiros não faziam distinção entre o mundo físico e o espiritual e desta forma, se elegante e refinada for sua técnica, refinado e elegante era o seu espírito.
Logo, não há no Aikido golpes de ataque, competição ou qualquer manifestação de agressividade ou violência. Muito pelo contrário, o praticante aprende a controlar suas emoções, tornando-se tranquilo e equilibrado em qualquer situação, não apenas nos confrontos físicos, mas também nos contratempos do dia-a-dia.
Quais os benefícios do Aikido?
A constante prática de Aikido permite melhoria do condicionamento físico como a flexibilidade, resistência muscular e coordenação motora. Além disso, desenvolve a concentração, equilíbrio emocional, disciplina, humildade, dentre outras inúmeras vantagens.
Quem pode treinar?
Na prática do Aikido não há distinção de sexo ou idade. Dentre os praticantes, há uma grande diversidade devido à ausência de competição e constante preocupação na integridade física de todos.
Então, homens, mulheres, crianças e até idosos podem treinar aikido, pois sempre haverá o cuidado e o respeito pelo próximo.
Graduação
Apesar de ser uma modalidade não competitiva, o Aikido também estabelece níveis e faixas para os aprendizes.
Para mudança de faixa os critérios utilizados são tempo de prática e um exame.
E para participar desse exame, o aluno precisa ser convidado pelo seu Sensei. Normalmente, o convite só vem quando o professor acredita que ele conseguiu o nível para ser aprovado.